Este espaço foi cedido pela HostBarato - Registro e Hospedagem de sites

 

 

 

TECLA MÁGICA TREINAMENTO AUDITIVO

 

Baixe a versao demonstracao

 

registrar

 

Estamos na versao 3.05


Novidades da versao:
1- A primeira fase trabalha o I, II e III grau.
2- Agora tem DITADO MUSICAL.
3- O computador agora toca proxima sequencia automaticamente (opcional).
4- As notas a serem estudadas agora estao circuladas sendo a tonica (I grau) circulada de vermelho.      Este jogo foi desenvolvido para tecladistas ou pianistas que desejam desenvolver o ouvido e a memoria musical. Pode ser aplicado tambem no estudo de solfejo interativo. A cada vez que recomeca o jogo e apresentada uma sequencia diferente de notas. O jogo tem 14 fases com 10 a 12 sequencias cada fase e varios tons a escolha. Os tons disponiveis sao: Do maior, Sol maior, Re maior, La maior, Mi maior
Fa maior, Si bemol maior e Mi bemol maior.


Vale lembrar que a versao sem registro tem limitacoes. Nota: Nas primeiras fases a primeira nota e sempre a tonica do tom atual. Na primeira fase estudaremos os I, II, e III graus da escala escolhida. Nas fases seguintes sao adicionadas outras notas como quarta, quinta, sexta, setima, oitava, setima menor*, nona menor*, terca menor*, quinta diminuta* e quinta aumentada*.
Erros: Se estiver jogando no modo 'Basico' em configuracoes de jogo, serao tocadas 3 notas por sequencia e voce podera errar duas sequencias para mudar de fase. No modo 'Avancado' serao tocadas 5 notas por sequencia e voce so podera errar uma sequencia. Todas as sequencias foram cuidadosamente elaboradas para que o aprendizado seja gradativo e coerente. Quando estiver jogando, olhe sempre para a tarja verde acima. La consta todos os procedimentos do jogo. Antes de sair voce podera salvar sua posicao de jogo em 'Menu/Salvar'.
Ao jogar novamente va em 'Menu/Abrir' e entre com seu apelido.

 

Idealizado e desenvolvido por Airton Alves Rodrigues ( Estudio Tropical Multimidia )
contatoetm@gmail.com ou airton.et@terra.com.br

Baixe a versao demonstracao (770 Kb)

 

registrar

 

Quais os beneficios deste jogo?
-Pessoas que tocam ou tem vontade de tocar de ouvido sonham em ouvir uma musica e conseguir toca-la de imediato. Isso e o que chamam de "tirar musica de ouvido". Algumas pessoas que tiram musica de ouvido precisam ficar procurando a nota ate formar a frase musical. Outros ja vao direto na nota sem precisar ficar procurando. A capacidade de ouvir uma frase musical e toca-la de imediato se deve a familiaridade que o musico tem com os intervalos. Para conseguir isso e necessario muito treino.
O Tecla Magica simula, a todo momento e aleatoriamente, frases que deverao ser repetidas com o minimo de erros possivel. So assim o musico estara cada vez mais apto a tirar musica de ouvido com facilidade e rapidez. Por quanto tempo devo treina-lo?
-Sempre que puder. Deve ser um exercicio diario. Quanto mais treinar, mais facilidade tera para tirar musicas. Melhor ainda se treinar em todos os tons.

 

Acordes ou notas de referencia
O sonho de qualquer instrumentista, obviamente, e tocar com facilidade qualquer peca musical que ouvir ou que esteja escrita (partitura). Nesses quase 30 anos em convivio com musicos de varias tendencias, notei que musicos formados em bandas civis tem mais facilidade de tocar de imediato qualquer melodia que ouvem. Ao contrario, musicos de instrumentos de harmonia como guitarra, violao e teclado ouvem facilmente os acordes mas se atrapalham quanto as notas da melodia. Para se ouvir os acordes nos instrumentistas de harmonia tomamos como referencia o I grau (Acorde que representa o tom). A partir desse acorde ouvimos perfeitamente os outros e sabemos quais sao sem pegar no instrumento. Musicos de instrumentos melodicos fazem uso da referencia para melodias. Muitos chegam a desenvolver o ouvido absoluto pelo convivio com o instrumento e ja nem fazem uso da referencia. Ja tem a altura das notas na cabeca.

 

Interessante
Ocorre uma coisa muito interessante quando estamos jogando o Tecla Magica. E a sensacao de perder a referencia. Isto ocorre quando nas notas sorteadas nao aparecem a terca, quarta ou a setima. Se estamos em C e as notas sorteadas sao por ex. Do, Sol, Re, Do.. Temos a sensacao de que o tom e G. So quando e tocada a nota Mi e que sentimos que o tom e C.

 

Links, riffs, etc para guitarra
Os guitarristas usam de um recurso que leva varios nomes importados mas que na realidade sao frases decoradas e que podem ser executadas a qualquer momento em uma musica. Servem como arranjo e se tornou a linguagem da guitarra. Na realidade qualquer guitarrista que quiser realmente se dedicar ao instrumento consegue fazer isso. Basta muito esforco, dedicacao e treinamento.

 

Tocar qualquer melodia que se ouve
Mais dificil do que tocar links, riffs, etc. e tocar de primeira um chorinho, um fox, uma melodia qualquer. Ali nao tem riffs decorados para auxiliar. Tem que solfejar, deduzir qual nota e e toca-la sem enganar. Tudo em questao de milesimos de segundos. Ja tive a felicidade de acompanhar gente assim. E de dar inveja. As notas soam como de brincadeira. Era so alguem da plateia pedir e, combinavamos o tom e.. Voiala. A musica ja estava sendo tocada.

 

Como o Tecla Magica entra nessa
Pesquisando, notei que para treinar o ouvido para identificar notas e so exercitando. Para isso teriamos que ter milhares de musicas a disposicao e ficar "tirando-as" todos os dias incansavelmente. O tecla magica nao tem uma musica mas infinitas. Cada frase que gera e uma simulacao de uma frase musical. Quando tentamos acerta-la estamos exercitando nosso ouvido musical.

 

Preguica de treinar
Pode acontecer de voce jogar umas 2, ou 3 vezes o Tecla Magica e abandonar o jogo. Isso nao pode acontecer. O estudo da musica exige dedicacao, forca de vontade e tudo mais. Voce podera achar dificil o jogo no primeiro dia mas no segundo ja achara mais facil e quando menos esperar ja estara no final do jogo. E assim, ja podera se considerar um musico porque realmente o jogo nao e facil. Vale tanto quanto aulas de solfejo com professor do lado e por um longo periodo.